sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Era uma vez na tv ("A pequena orfã- 1968 a 1969)
Era o ano de 1968 a Tv Excelsior fez esta grande sucesso A pequena órfã.
Exibida de julho de 1968 a maio de 1969. Escrita por Teixeira Filho e dirigida por Dionísio Azevedo, esta novela foi umas das primeiras novelas tendo como
explora o filão de "criança abandonada", assunto em moda na época.
Abandonada pelos pais, a pequena Maria Clara, ou Toquinho, (Patrícia Aires) como é chamada, sofre nas mãos da malvada Elza no orfanato onde vive. Mas a menina às vezes foge, e numa de suas fugas conhece o solitário Velho Gui, (Dionísio Azevedo)
que a ela se apega.
Esta novela teve uma Curiosidade Patrícia Ayres, que fazia a protagonista, saiu antes do final da telenovela e, para resolver o impasse, foi encontrada uma menina goiana, Marize Ney, que era parecida com Patrícia. Mas, como Marize era três anos mais velha, o autor resolveu o problema com uma passagem de tempo.
Esta novela foi a primera novela das atrizes Glória Pires e Nádia Lippi.
Tambem estava nessa novela os atores.
Riva Nimitz, Lurdinha Félix, Hemílcio Fróes, Yara Amaral, Djalma Lúcio, João José Pompeo, entre outros.
Em 1970 a Rede globo reapresentou a telenovela e em 2005, Tiago Santiago tomaria como base A pequena órfã para criar Prova de amor, na Rede Record.
Eu gostaria de saber por onde anda Lurdinha Felix, gostaria de ter uma foto dela, alguem pode me ajudar?
ResponderExcluirO motivo de Patrícia Ayres ter saído após poucas semanas de atuação na novela pode ser resumido na palavra "GANÂNCIA".
ResponderExcluirO que aconteceu foi que ela foi contratada para atuar dois dias por semana, quatro horas por dia (faz sentido: ela só tinha 4 anos na ocasião). Mas assim que o sucesso da novela "estourou", a Excelsior passou a exigir que ela trabalhasse mais: oito horas por dia e quatro dias por semana (e Clery Cunha, que trabalhava lá na ocasião me disse que ela trabalhava até mais do que isso!).
Lembrem-se que Patrícia, inclusive atuava em duas novelas ao mesmo tempo: A pequena órfã e o Direito dos filhos.
Percy Ayres, o pai dela, não gostou nada disso e estava decidido a tirar a filha da novela. O empurrão final foi a ganância de um dos concorrentes: os donos da Record estavam putos da vida com o sucesso da novela, que lhe tomava toda a audiência no horário das 18 horas. Assim, para não perder feio, eles entenderam que o único jeito era tirar a menina da novela, pois isso quebraria a história. Ofereceram um suborno a Percy e ele aceitou, sumindo com a família para Buenos Ayres.
Resultado, a Excelsior entrou em polvorosa, sem saber para onde e porque Patrícia sumira das gravações. Sem outro recurso, órfã da pequena órfã, a novela se arrastou por duas semanas sem a personagem principal, até que a Lurdinha trouxe sua prima de Goiânia, Marize Ney, que lembrava a Patrícia, mas era três anos mais velha. Antônio Teixeira Filho resolveu o problema com um "três anos depois" e a novela retomou sua trama... com o mesmo sucesso, para o desgosto dos donos da Record.
A atitude de Percy Ayres fora um lance de juntar o útil ao agradável. O útil: a grana que ganhou dos donos da Record; o agradável: o recado à Excelsior _ Vocês mataram sua galinha dos ovos de ouro.
É isso.
Desculpe,mas ninguem consegue informações da atriz,não é possivel uma coisa dessas para a tv Brasileira;com a tecnologia de hoje e ninguem tem noticias desta menina agora uma mulher.Gostaria imensamente que nos dessem noticias e passasem na tv,um grande abraço,
ResponderExcluirSamira chahin
Samira, Patrícia Ayres é deve ser MUITO RESERVADA, tanto que não tem página no Orkut, Facebook, nem em lugar nenhum.
ResponderExcluirSacomé: tem gente que daria a própria cabeça por 15 segundos de fama, mas essa dita fama pode ser muito ingrata para a privacidade das pessoas.
Entre a fama e a privacidade, Patrícia parece ter optado pela segunda.
Lembro-me que, na época, fui procurada para um teste para substituir a Patrícia - apenas teriam que clarear o meu cabelo. Mas eu era muito tímida e não aceitei.
ResponderExcluirGOSTARIA DE SABER ONDE ANDA A ATRIZ LURDINHA FELIX
ResponderExcluirMoro em Goiânia, era vizinha da Marize Ney
ResponderExcluir