Munto antes do jornal nacional a então novata Tv Globo tinha um grande telejornal, o Teleglobo era o principal jornal do canal 4 que esterou no mesmo dia que a globo entrou no ar em 26 de abril de 1965 e ficou no ar até agosto de 1966.
Este jornal tinha duas ediçoes ao 12: 30 e as 19:00 de segunda a sabado com meia hora de duação.
jornal de meio-dia era apresentado por Paulo Gil e Íris Lettieri, que depois se tornou a voz oficial dos aeroportos. Na edição noturna, Hilton Gomes lia o noticiário internacional, a atriz Nathália Timberg apresentava amenidades e notícias dirigidas às mulheres e Teixeira Heizer fazia a parte de esportes, com Luís Alberto de Carvalho Alves como seu eventual substituto. A edição da noite contava, ainda, com os apresentadores Aluísio Pimentel e Fernando Lopes, este último como “o homem da noite”, por apresentar notícias que ele apurava na noite anterior, nos locais freqüentados pela alta sociedade. Às vezes Paulo Gil também se juntava ao grupo de apresentadores noturnos. A edição de domingo era apresentada eventualmente por Haroldo Costa e Antônio Carlos e tinha na equipe o compositor Catulo de Paula.
Maior parte do material visual do Tele Globo consistia em filmes da CBS news e da European television service, com a cobertura diária dos principais acontecimentos mundiais, incluindo o noticiário esportivo. O telejornal também tinha como fonte as agências de notícia Associated press, United press, International France presse e Deutsche presse agentur, cujos teletipos estavam instalados na redação. Na cobertura do noticiário nacional, eram usados os arquivos do jornal O Globo e da Rádio Globo, com o aproveitamento de muitas fotos, transformadas em slides para a inserção no vídeo.
- Além das notícias gerais, o Tele Globo tinha três blocos fixos: uma seção com o noticiário esportivo (subordinada à Divisão de Esporte, chefiada por Waldir Amaral); Teletempo, que apresentava a cobertura meteorológica; e Nossa opinião – editorial de um minuto produzido por Mauro Salles. Uma Divisão de Cinema, comandada por Mário Pajés, foi criada especialmente para assessorar o telejornal, contando com uma equipe de cinegrafistas de larga experiência e material técnico sofisticado, incluindo câmeras sonoras.
O cenário do Tele Globo era composto por uma única bancada e um fundo escuro com vários monitores de vídeo; acima deles, o nome do telejornal em letras grandes. Em setembro de 1965, o diretor Maurício Sherman foi convocado para a colaborar para a apresentação visual do telejornal. Foi dele a idéia de fundir as imagens quando a câmera cortava do locutor para as matérias. Para que o recurso funcionasse o noticiário passou a ser mais sucinto e objetivo. – Nesse período, a equipe do telejornal era formada por Almeida Santos (assistente de direção), Baleixe Filho (chefe de reportagem), Alfredo Pessoa, Édison Braga, Fernando Leite Mendes e Sylvan Paezzo (redatores), Antônio Carbone, Luís Augusto, Mauro Ivan, Roberto Dantas, Fernando Lopes (repórteres), Teixeira Heizer e Luís Alberto (esportes), Mário Pagés e Fernando Stamato (divisão de cinema).
- No final de agosto de 1966, a edição diurna do Tele Globo foi substituída pelo Show da cidade. À noite, de agosto a setembro, durante algumas semanas, foi ao ar no seu lugar um noticiário intitulado Manchetes (notícias).
Foi o começo do jornalsimo da Globo.
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