terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Era uma vez na tv (Sinal de Alerta 1978 a 1979)

Munto antes de viar moda o meio ambiente era o tema se seria a útima novela no hoario da 22 horas na Rede Globo,  exibida entre 31 de Julho de 1978 a 26 de Janeiro de 1979 a novela Sinal de Alerta Escrita por Dias Gomes auxiliado por Walter George Durst no útimos 30  capítulos  foi dirigida por Walter Avancini, Jardel Mello e Paulo Ubiratan e teve 116 capítulos.
Tião Borges  (Paulo Gracindo) enriquece de forma rápida e torna-se conhecido. Separado há cinco anos de Talita,  (Yoná Magalhães)  ele quer se divorciar, mas ela não aceita. Quer se casar com a jovem Sulamita Montenegro,    (Vera Fischer)  criada sob rígidos padrões morais e que, por isso, mantém com ele um  noivado seguido de perto. 
Walter Avancini acumulou a supervisão da novela, Vera Fischer atuou grávida na telenovela e, em consequência, Dias Gomes engravidou a sua personagem.


Não possuía tema de abertura, apenas sonoplastia. que era uma innovação para epoca. Personalidades como  Oscar Niemeyer e Ruth Christie, presidente da Campanha Popular em Defesa da Natureza, deram depoimentos durante a telenovela sobre a questão ecológica. 
Foi a primeira telenovela dos atores Eduardo Conde, Fernando Eiras e Angelina Muniz. 
 Foi uma telenovela relativamente curta, talvez mesmo em virtude do pouco sucesso. Depois de seu fim, o horário seria ocupado por reprises de novelas até Setembro de 1983 quando a novela Eu Prometo de Janete Clair estreou  nesse Hoario. 
 Após o fim desta, a faixa de novelas às 22h seria definitivamente desativada.
Tambem estiveam dessa novela os atores: Jardel Filho, Carlos Eduardo Dolabella, Bete Mendes, Elza Gomes, Milton Gonçalves, Vanda Lacerda, Tamara Taxman, entre outros.
 

Nenhum comentário: