terça-feira, 24 de maio de 2011

Tv saudade (Oh,Que delícia de Show 1967a 1969)

Apartir de hoje a sessão "era um vez na tv" esta de nome novo "Tv Saudade" e pra começar esta nova fase sobre a memoria da tv brasileira, vamos falar sobre um programa que fez munto sucesso no começo da tv Globo o Oh,Que delícia de Show que ficou no ar    entre 8 de Abril de 1967 ate 1969.
Era apresentado pela atriz Célia Biar e pelo lutador de luta livre Ted Boy Marino, sob a direção de Augusto César Vannucci. A idéia do projeto partiu de Max Nunes e Haroldo Barbosa. Dois gênios na arte do entretenimento. 
Célia Biar entrava em cena puxada por um homem fantasiado de gato branco, em analogia ao gato Zé Roberto que a atriz trazia no colo ao apresentar as famosas “Sessões das dez”.

Aliás, foram estas sessões que a projetaram na TV, onde ela aparecia sempre com uma longa piteira na mão e o gato angorá no colo - o famoso Zé Roberto -, que costumava tomar calmantes para enfrentar as luzes do estúdio. A fórmula, criada por Walter Clark, tinha o objetivo de levantar a audiência da Globo. Assim, durante dois anos, “a mulher do gato” fez grande sucesso.
Curiosidade: Célia tinha horror a felinos, foi então que os produtores tiveram a idéia de fazer a brincadeira do gato com ela, na abertura do programa. O mais cruel é saber que o pobrezinho do gatinho tinha sempre que tomar calmantes para enfrentar as luzes, o barulho do estúdio e o nervosismo da atriz diante dele, como lembrou Walter Clark em seu livro, “Campeão de audiência”. Dai a brincadeira do gato na abertura do “Oh! Que delícia...”. 
O programa tinha 30 minutos de duração eram exibidos, entre outras atrações, números musicais e circenses. Havia ainda brincadeiras, como o Jogo dos sete erros, que distribuía prêmios aos telespectadores. Esse quadro contava com a presença de atores das novelas da TV Globo, como Emiliano Queiroz. Entre as atrações de Oh, que delícia de show, apresentou-se a transmissão do II Festival Internacional de Circo, diretamente do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Um passeio ao Jardim Zoológico com o grupo The Fevers; e o homem que suportava o peso de um carro sobre o corpo. 
Que era um show de variedades, com números musicais e até apresentações circenses. O circo esteve muito presente no início da programação da Globo. 
Também tinham brincadeiras como, por exemplo, o “Jogo dos sete erros”, que distribuía prêmios aos telespectadores. Esse quadro contava com a participação do elenco da emissora, como Emiliano Queiróz, Glória Menezes, Tarcísio Meira, Moacyr Franco, entre outros.
 Para o produtor Ruy Mattos, o diretor Augusto César Vannucci foi um dos precursores na utilização da linguagem dos clipes musicais, ao gravar um especial com o músico Pedro Mattar para o programa. Na ocasião, alugou-se um piano de cauda e foram gravadas cenas em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, como no Pontal do Leblon, no Parque da Cidade, na Quinta da Boa Vista e na Praia do Flamengo. Ruy Mattos ressaltou ainda as dificuldades enfrentadas pela produção para transportar as pesadas câmeras utilizadas na época, e as fitas de duas polegadas que usavam.
Esse programa foi um dos primeiros shows da emissora gravado no auditório da TV Globo-Canal 4, na Rua Von Martius, 22,  no Jardim Botânico. Começava a nascer a Rede Globo de Televisão.

3 comentários:

Fátima Jane S Almeida disse...

Nooooossa, vou me entregar agora......mas tenho na memória a vinheta do programa:Ahhhhh que delíciaaaa de showwwww...sonorizado e tudo!kkk...valeu André

Unknown disse...

Especial

Jose Humberto disse...

Eu José Humberto fragoso de Sousa. Hoje eu estou com 73 anos e lembro muito bem deste programa Oh que Delicia de Show eu fiz muitas apresentações neste programa so pra ganhar um cache de 15 cruzeiros na época de 1969 na rua Pacheco Leão sinto muita saudade da quele tempo. Meu contato é 21 98219-3628