segunda-feira, 19 de maio de 2008

Grandes palhaços/as brasileiros carequinha


Olá amigos hoje o nosso homemagiado é sem duviva foi o melhor palhaço do Brasil, Carequinha vaom contar a historia desse grande palhaço.
George Savalla Gomes, o "Carequinha", nasceu dentro do circo. Foi na noite de 18 de julho de 1915, em Rio Bonito, no Estado do Rio de Janeiro. Era filho dos trapezistas Elisa Savalla e Lázaro Gomes. A origem circense de sua família vem desde três gerações. Seu avô materno era proprietário de circo no Peru. Sua mãe, Elisa, já nascida no Brasil, era trapezista e malabarista. Depois da morte do marido, Lázaro, casou com Osório Portírio, também de origem circense.

Aos cinco anos de idade, em Carangola, Minas Gerais, Carequinha estreou no picadeiro, quando o padrasto Osório Portírio, após alguns ensaios, colocou uma careca no pequeno menino e deu o nome ao seu personagem. Anos mais tarde, numa de suas viagens a Poços de Caldas, MG, com o circo do padrasto, conheceu a mulher, Eufídia Gomes. “Em quinze dias nos conhecemos, namoramos e casamos” – conta Carequinha em uma de suas entrevistas.

Carequinha nunca quis ter o seu próprio circo, preferindo seguir a vida artística como cantor, compositor e apresentador de shows e programas de rádio e televisão. De forma um tanto sucinta, posso relacionar, como destaques em sua biografia, as seguintes datas, conforme as extraí das fontes que mencionei:

Em 1938 estreou como cantor na Rádio Mayrink Veiga no Rio de Janeiro, no programa "Picolino", de Barbosa Júnior.

Em 1950 passou a trabalhar na recém inaugurada TV Tupi, formando uma dupla de palhaços com Fred, nome artístico utilizado por Fred Vilar, no programa "Circo do Carequinha", tornando-se pioneiro do circo na televisão brasileira e de programas infantis ao vivo na TV. O programa permaneceu no ar durante 16 anos.

Em 1957 realizou sua primeira gravação: as marchas "Fanzoca do rádio", de Miguel Gustavo, que se tornou a marcha mais popular do ano seguinte, e "O preço da gripe", de Miguel Gustavo e Altamiro Carrilho. No mesmo ano, gravou aquele que seria seu maior sucesso, a valsa "Alma de palhaço", de sua autoria e de Fred. No ano seguinte gravou, de Altamiro Carrilho, a valsa "Saudade de Papai Noel". No mesmo ano, gravou de Altamiro Carrilho, Miguel Gustavo e Carrapicho, a marcha "As brabuletas (*) de Brasília" e de Miguel Gustavo, a batucada "Dá um jeito, Nonô".

(*) Borboletas. Nota minha.

Em 1959 gravou a marcha "Parabéns! Parabéns!", de Altamiro Carrilho e Irani de Oliveira, que se tornou um verdadeiro hino dos aniversários infantis; a valsa "Missa do galo" dele e Mirabeau e a marcha "Carnaval do J. K.", de motivo popular, com arranjo de Altamiro Carrilho e Miguel Gustavo, entre outras.

Em 1960 gravou, de Altamiro Carrilho e Irani de Oliveira, o fox "O bom menino", que além de ser um de seus maiores sucessos, tornou-se também um clássico do cancioneiro infantil - ( quem não lembra? - "o bom menino não faz xixi na cama..."). No mesmo ano, gravou em parceria com Mirabeau e Jorge Gonçalves, a marcha "Canção das mães".

Em 1961 gravou a valsa "Canção da criança", de Francisco Alves e René Bittencourt, que se tornou outro de seus sucessos. No mesmo ano lançou o LP "Carequinha no Parque Shangai", com produção de Getúlio Macedo, e com músicas do próprio Getúlio e Hamilton Sbarra, tais como: "Roda gigante", "Trem fantasma", "Carroussel", "Bicho da seda", "Auto-pista" e "Montanha-russa". Em 1962 gravou, entre outras composições, "Twist do cachorrinho", de Nazareth de Paula e Joluz, e "Chicotinho queimado", dele e Almeidinha.

Em 1963, gravou as marchas "Bloco do Carequinha", de Vicente Amar e Almeidinha e "É... Bebé ?" de Antônio Almeida. Em 1964 gravou as marchas "Vaca Malhada", de Brazinha e Vicente Amar e "Joaquim, cadê sua meia?" de José Saccomani, Valdemar e Castrinho. Gravou, entre outros, os LPs "Amiguinho das crianças", "Baile do Carequinha" e "Carequinha", todos pela Copacabana.




PRÊMIOS E HOMENAGENS

Em 1964, ganhou a medalha de 1º Palhaço Moderno do Mundo, na Itália, disputando com palhaços de 20 países. Fez shows em Portugal, nos EUA, na Argentina e no Reino Unido. Nos anos 80, apresentou por quase três anos um programa infantil na extinta TV Manchete.

Em 1991 Carequinha foi homenageado pela Escola de Samba Acadêmicos do Beltrão, de Niterói, RJ, com o enredo “Carequinha, O Palhaço Herói”.

Em 2002 participou do desfile das Escolas de Samba Unidos do Porto da Pedra e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Considerado um dos mais importantes palhaços de circo do Brasil, comemorou o aniversário de 87 anos em 2002, com uma apresentação no Teatro João Caetano.

Em 2003, ao completar 88 anos, Carequinha foi homenageado por seresteiros em Rio Bonito, e foi recebido por 4 mil crianças na quadra da Escola de Samba Porto da Pedra, em São Gonçalo, RJ, onde morava.

Durante várias gerações Carequinha foi um dos maiores ídolos infantis, adorado por crianças de todas as idades. Seus discos foram ouvidos milhares de vezes e serviram como tema e fundo musical para todas as festas e aniversários infantis.

Carequinha, o maior e mais querido palhaço que o Brasil já conheceu, faleceu no dia 5 de abril de 2006, três meses antes de completar 91 anos.
Você, Carequinha, estará sempre nos nossos corações
TÁ CERTO OU NÃO TÁ TÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!










Um comentário:

Ruth Mezeck disse...

Oi querido,
tô em falta com vc me pediste o email da pacinha, mas nem sei o nome dela e nem tenhio os emails detodos que fizeram a oficina. sorry. qdo descobrir eu lembrarei do teu pedido.
Tá cada vez mais legal esse blog.
bjks.