sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Era uma vez na tv (Selva de pedra 1972)

Um dos grandes sucessos de Janete Clair "Selva de pedra" foi um grande sucesso da rede globo em 1972 teve com o Francisco Cuoco na papel de Cristiano Vilhena e Regina Duarte no Papel de Simone Marques e Rosana Reis.

Na cidade de Campos, interior do Rio de Janeiro a jovem artista plástica Simone Marques é testemunha da briga entre Cristiano Vilhena, filho de um pobre pregador envangélico, e o playboy Gastão Neves, morto no incidente. Sabendo que Cristiano é inocente, Simone acoberta o rapaz, por quem acaba se apaixonando. Receoso de seu destino, Cristiano vai embora para o Rio de Janeiro trabalhar no estaleiro do tio rico, Aristides Vilhena, e Simone vai com ele vislumbrando um melhor futuro para a sua carreira artística. Os dois se casam e vão morar na Pensão Palácio, de propriedade da alegre Fanny, onde conhecem o malandro Miro, uma figura de caráter duvidoso.
Em contato com o universo do tio, Cristiano se vê envolvido com a charmosa Fernanda, uma das acionistas do estaleiro, e a noiva do seu primo Caio. Dividido entre a vida simples ao lado de Simone, e o poder e o dinheiro com Fernanda, Cristiano se deixa levar pelas artimanhas de Miro, que lhe propõe o fim de seu relacionamento com Simone, nem que isto tenha que custar a vida da moça. Fernanda, completamente apaixonada por Cristiano, deixa Caio para se casar com ele enquanto Miro planeja a morte de Simone, viabilizando assim o casamento de Cristiano, o que o tornaria um dos principais acionistas do estaleiro. Ao ser perseguida por Miro numa auto-estrada, Simone sofre um acidente e é dada como morta, enquanto Cristiano, sentindo-se responsável pela morte de sua mulher, não consegue se casar com Fernanda, abandonando-a no altar.
Humilhada, Fernanda enlouquece e jura vingança contra Cristiano, atrapalhando-o em seus negócios no estaleiro. E Simone, que sobreviveu ao acidente, faz uma viagem e retorna assumindo a identidade da irmã falecida, Rosana Reis, reconhecida como uma artista famosa. Numa festa, Cristiano reconhece em Rosana como sua mulher, mas ela o repudia por responsabiliza-lo pelo acidente.
Enquanto isso, o delegado Humberto está no encalço de Cristiano Vilhena, acusado da morte de Gastão Neves. Mas Simone é a única que pode inocentá-lo.
Foi a unica novela ao bater os 100 pontos de audiencia no capítulo 152 como Rosana Reis é desmacarada.
A novela foi exibida em 12 de abril de 1972, a 23 de janeiro de 1973.
Destaque para os atores Carlos Vereza como Miro , Dina Sfat como Fernanda , Mário Lago como Sebastião Vilhena , e outros.
A Rock and Roll Lullaby, de B.J. Thomas foi tema de Simone e Cristiano e sendo um grande sucesso.
A novela foi reprisada em 1975 com 76 capítulos no lugar da então censurada Roque Santeiro.
E no festival 15 anos em 1980 com 90 mim de duração apresentada por Francisco Cuoco.
Sem duvida esta novela foi um marco da tv brasileira.

3 comentários:

APARECIDA disse...

eu gostaria que voltasse a novela selva de pedra foi uma novela que fez muito sucesso e marcou MUITO

APARECIDA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

TENHO esta emuitas novelas antigas em dvd. visitem
http://memoriatvcinema.wordpress.com/