terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Era uma vez na tv (Fogo sobre terra 1974)


Um dos grandes sucessos de Janete Clair foi fogo sobre terra.
Exibida na rede globo em 1974 que teve Regina Duarte e Juca de Oliveira nos papeis pricipais.
com direção de Walter Avancini. Porém, mesmo grávida, fez questão de ter Dina Sfat no elenco. Dina topou e atuou grávida, como tinha feito em “Verão Vermelho”, do marido da escritora, Dias Gomes. A história girava em torno da desapropriação de uma pacata cidade chamada Divinéia, no interior de Mato Grosso, para que suas terras fossem invadidas pelas águas do rio Jurapori, onde seria construída uma barragem.
Enquanto isso, rolava o conflito dos irmãos Pedro (Juca de Oliveira) e Diogo Azulão (Jardel Filho), colocados em campos opostos na história da desapropriação. Pedro era contra a construção da barragem, porém Diogo era o engenheiro responsável pela obra. Desde o início, Janete deixou claro que Pedro era o herói da novela e Diogo, o vilão. Eles disputavam a mesma mulher, Chica Martins (Dina Sfat). Para esquentar ainda mais o conflito, chegou à Divinéia a jovem Bárbara (Regina Duarte), que passou a morar com a índia Nara (Neuza Amaral), sem saber que está era sua mãe. Ainda por cima, ela se apaixonou por Pedro e acabou convencendo-o pelo amor, pelo filho que esperava dele, a abandonar a cidade. Finalmente, a barragem foi inaugurada e às águas do rio invadiram a cidadezinha, tragando em suas torrentes a doce Nara (Neuza Amaral), que preferiu morrer afogada a ter que abandonar sua casa. Aliás, as cenas das águas invadindo a cidade se tornaram históricas.
Este o estilo Janete Clair de criar. É importante dizer que está novela foi um grande destaque na carreira da atriz Dina Sfat, mesmo atuando grávida. A trama de “Fogo Sobre Terra” estava escalada para ser exibida em 73, porém por problemas com a censura adiaram por um ano a sua realização. Mesmo assim, foi uma obra incompreendida, pois a trama foi muito prejudicada pelos cortes que a autora teve que fazer para adaptá-la às exigências dos censores de plantão. Ela teve que rasgar doze capítulos e muitas cenas saiu de sua máquina e não chegaram à TV.
Esta novela fez munta historia e mais um gol de placa daquela de foi a nossa senhora das oito que foi Janete Clair .

Nenhum comentário: