quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Era uma vez na tv (Shazan, Xerife & Cia.", 1972 a 1974)


Depois do grande sucesso da novela "O primeiro amor" Shazan, Xerife & cia estão de volta mas em serie.
Foi na série que os autores resolveram que a dupla de mecânicos deveria percorrer o mundo com sua camicleta, que era na verdade um caminhão com bicicleta.
A procura de emprego e de uma peça mágica que faria com eles realizassem seu sonho de construir a bicicleta voadora, eles acabaram se deparando com várias aventuras durante os 66 episódios da série, exibida em preto e branco.
Todos tinham meia hora de duração e eram apresentados, inicialmente, às quintas-feiras. A partir de 1973, a série foi exibida de segunda a sexta-feira, às 18 horas.
A partir de 1974, foram reapresentados alguns episódios, até o fim do programa, em março do mesmo ano. Uma das frases que mais marcou a série foi a de propaganda da rádio Jaburu: "A Rádio Jaburu, a única que não dá xabú?”. Detalhe a roupa e todo o aspecto visual da dupla foi criada pelos próprios atores que os interpretava e os nomes Shazan e Xerife foram inspirados em dois primos do autor Walter Negrão.
Em 1998, Walter Negrão resolveu fazer uma homenagem aos 25 anos de criação de sua dupla famosa e fez com que eles voltassem, numa participação especial, na novela “Era Uma Vez”.
Com isso, a dupla Shazan e Xerife voltava com sua “camicleta” à cidade de Nova Esperança. É claro que sua volta despertou a curiosidade dos moradores da cidadezinha fictícia da trama. Mas o maior barato é que os atores Paulo José e Flávio Migliaccio estariam revivendo os personagens mais marcantes de suas carreiras. Além disso, o público matava a saudade da dupla.

Nenhum comentário: