segunda-feira, 27 de julho de 2009

Era uma vez na tv (Pecado capital 1 versão 1975 a 1976)


Para no lugar da novela Roque santeiro que não chegou ir ao ar que foi proibida pela censura a globo teve que fazer as pressas, por isso Janete clair que estava escrendo a novela "bravo" que era a novela da 19:00h, fez este grande sucesso as 20:00 Pecado Capital.
A novela foi ao ar entre 24 de novembro de 1975 e 5 de Junho de 1976 teve 167 capítulos e foi dirigida por Daniel Filho e Jardel Mello, esta novela foi a foi a primeira novela em cores para o horário das oito da noite na rede globo.
A telenovela traz José Carlos Moreno, chamado Carlão, (Francisco Cuoco) um taxista morado do subúrbio carioca do Méier. Logo no primeiro capítulo, acontece um grande e audacioso assalto a banco e os ladrões, em fuga, embarcam no carro de Carlão. Só que a mala cheia de dinheiro é esquecida no veículo. O taxista, então, vê ali a chance de ascender socialmente, podendo enfim casar-se com a noiva, Lucinha, (Betty Faria ) operária numa fábrica de roupas. Graças à beleza da moça, as brigas entre os dois por causa de ciúme do taxista são freqüentes. Lucinha conhece, então, na fábrica, o publicitário Nélio Porto Rico ( Dênis Carvalho) que a convida a ser modelo. Pensando na possibilidade de crescer na vida, ela aceita. Enquanto isso, Carlão faz segredo quanto a estar com o fruto do assalto ao banco. A opção de Lucinha pela carreira de modelo leva-a a romper com Carlão e com o pai, Orestes, (Germano Filho) pela intolerância.
Enquanto isso, Eunice, (Rosamaria Murtinho) uma dona-de-casa de classe média, infeliz no casamento, sofre com o repúdio do marido, Ricardo, (Moacyr Deriquém) e com a consciência pesada. Ela esteve no assalto, do qual participou convencida pelo amante, Miguel, e foi quem esqueceu o dinheiro com Carlão. Numa discussão com Miguel, que acreditava que ela quisesse enganá-lo, terminou matando-o. Foi, então, pedir ajuda ao marido para sair da enrascada, e ele a obrigou a ir passar uns tempos nos Estados Unidos, longe do filho, Paulo Roberto.( Fábio Massimo )
E a suburbana Lucinha é escolhida como principal modelo das Confecções Centauro, onde antes trabalhava. Desperta o interesse do adormecido coração de Salviano Lisboa, (Lima Duarte) um milionário viúvo que, apesar de ter seis filhos - Vitória, (Theresa Amayo) Vilma, ( Débora Duarte) Vicente,( Luiz Armando Queiroz ) Virgílio, ( Lauro Góes) Vinícius, (Marco Nanini) e Valter, (João Carlos Barroso) - e viver cercado por uma cambada de bajuladores, sente muita solidão. O início do romance entre Salviano e Lucinha desperta em Carlão um grande ódio, e ele lança mão do dinheiro, que planejava devolver, para ascender socialmente - para ele, Lucinha deseja isto:fortuna e posição.
Ao longo da trama, Carlão vai se afundando mais e mais graças à ambição e ao desejo de reconquistar Lucinha. No final, quando resolve deixar o dinheiro (800 mil cruzeiros) numa obra do metrô e fazer uma denúncia anônima às autoridades, Carlão termina assassinado no local por um capanga de Sandoval, um mau-caráter com quem se havia envolvido em negócios escusos. Salviano e Lucinha se casam. Um empregado chega perto do patrão com um jornal que noticia a morte do taxista, tido na reportagem como membro da quadrilha que assaltou o banco, ou coisa do gênero. Lucinha pergunta o que é, e Salviano:"Nada, nada, uma nota sobre o nosso casamento". Amassando o jornal, sai com a esposa. O envolvimento de Carlão com gente "barra-pesada", a ambição, a infelicidade no amor, mesmo com fortuna, provam ao público que, como diz a letra do tema de abertura, "dinheiro na mão é vendaval";a trama sintetizada nos versos de Paulinho da Viola, para ela especialmente compostos.
Em 4 de junho de 1976 teve um incendio que desturiu a globo do Rio e quase o útimo capítulo dessa novela foi ao ar mas passou nonalmente o tama.
Tambem estavam dessa novela.
Sandra Barsotti, Milton Gonçalves, Elizângela, Elza Gomes, André Valli, Gilberto Martinho, entre outros.
Pecado Capital teve uma 2 versão em 1998 mas não teve o sucesso como a 1 versão.

Nenhum comentário: