quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Era uma vez na tv (Irmãos coragem 1 versão 1970 a 1971)


Ums dos grande sucesso da nossa teledramaturgia brasileira foi "Irmãos coragem" de Janete Clair, a novela teve 328 capítulos de munta enoção e ficou no ar entre entre 29 de junho de 1970 e 15 de junho de 1971, às 20 horas pela Rede Globo e dirigida por Daniel Filho e Milton Gonçalves.
Em Coroado, uma vila do interior goiano, em meio à luta dos irmãos Coragem - João, (Tarcísio Meira) Duda , (Claudio Marzo)   e Jerônimo (Claudio Cavalcanti )
a injustiça maior recai sobre o mais velho, João, que tem roubado seu diamante, achado no garimpo. Mas a história tinha outros focos de interesse: o sofrido amor entre Jerônimo e sua irmã de criação, a índia Potira;       (Lúcia  Alves) os dramas psicológicos de Maria de Lara, (Glória Menezes) -com três personalidades (Lara, de comportamento reprimido, Diana, de temperamento esfuziante, e Márcia, um paralelo entre as duas). Um caso de amor nasce entre João e Lara, tumultuado pelo distúrbio mental dela e por sua subserviência ao pai, o temido coronel Pedro Barros  (Gilberto Martinho) , senhor absoluto de Coroado e do seu irmão Ricardo.


Irmãos Coragem é tida como a primeira novela que os homens assumiram que assistiam. Uma união de faroeste, futebol (com o país embalado pela Copa do México) e romance que resultou numa das mais importantes produções da Rede Globo e da Tv brasileira.
Cláudio Marzo e Regina Duarte tiveram o desfecho de seu casal, Duda e Ritinha, antecipado para que pudessem sair da novela e começar as gravações de Minha Doce Namorada, que foi ar às 19h

A cidade cenográfica que representava a fictícia Coroado foi construída no local onde hoje se localiza o Barra Shopping, no Rio de Janeiro. É a segunda telenovela mais longa produzida pela Rede Globo até hoje, com 328 capítulos. O primeiro lugar é de A Grande Mentira, exibida um ano antes.
Para fazer a cena da morte de Jerônimo e Potira foi gravado em pelicula em 16 min como não tnnha recrusos em vt na epoca e foi umas da cenas mais antolgoticas na nossa tv.





Irmãos Coragem teve uma longa sobrevida após seu término: foi lançada em forma de folhetim, em fascículos, nas bancas de jornal. Virou radionovela, transmitida pela Rádio Federal. Teve uma versão mexicana, Los Hermanos Coraje (em 1972), e uma versão argentina, Mi Nombre Es Coraje (em 1988). E voltou às bancas de jornal num fascículo único.

Irmãos Coragem foi reapresentada em três ocasiões pela emissora: em 1980, num compacto que integrou o Festival 15 Anos; no mesmo ano voltaria a ser reapresentada, dentro do TV Mulher, pelas manhãs; e em 1990, no Festival 25 Anos, compactada em 20 capítulos, teve um Remake dessa novela em 1995 mas não fez sucesso.
Tambem estavam dessa novela os atores: Glauce Rocha, Zilka Salaberry, José Augusto Branco, Carlos Eduardo Dolabella, Emiliano Queiroz, Suzana Faini, Miriam Pires, Ênio Santos, Sônia Braga, Lourdinha Bittencourt, Myriam Pérsia, Dorinha Duval, Paulo Araújo, Hemílcio Fróes, entre outros.

Nenhum comentário: