quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Tv Saudade (TVO-TV1 1966 a 1969)

Exbido entre 21 de setenbro de 1966 a 27 de ferveiro de 1969 o TV0-TV1, Entrava no ar  sendo o primeiro humorístico da TV Globo.

No dia 21 de setembro de 1966, o comediante Paulo Silvino estreou na TV Globo, sorridente e trajando um elegante smoking, e informou que naquele momento entrava no ar o Canal 0, “com o apresentador mais inteligente, bonito e gracioso da televisão brasileira”. Em seguida, abriu a camisa e revelou uma inscrição gravada no peito: “EU!”.
- Exibido todas as quartas-feiras, às 21h, o Canal 0 tinha meia-hora de duração. Em janeiro de 1967, passou a se chamar TV0-Canal 0.
  Em abril de 1967, a TV Globo estreou outro programa, com formato similar ao do TV0-Canal 0 e produzido pela mesma equipe de criação. Esse novo humorístico chamava-se TV1-Canal ½. Era comandado por Agildo Ribeiro e ia ao ar toda quinta, às 21h. A existência de dois programas quase idênticos se explicava pela necessidade temporária de ocupar espaços na grade de programação. Contudo, era uma questão de tempo até que os dois se fundissem. Na quinta-feira, dia 22 de julho de 1967, TV0-Canal 0 e TV1-Canal ½ foram exibidos um após o outro, às 20h. Na semana seguinte, finalmente se tornaram um programa só: o TV0-TV1.
 - TV0-TV1 satirizava programas de auditório (Biscoiteca do Chapinha, Bebe Camargo Show), musicais (Oh! Que Tolice de Show!), programas de entrevista (O Homem do Sapato Quase Branco) e, claro, outros humorísticos (A Praça da Alergia). Também não escapavam à parodia telenovelas como Gata de Vison (1968), que no TV0-TV1 se transformou em Gaita de Vison, estrelada por “Myoná Magalhães” e “Tarcísio Mieira”.
- O TV0-TV1 foi suspenso durante 15 dias em outubro de 1968, devido à transmissão do Festival Especial 1 e 2, que reuniu os destaques do Festival Internacional da Canção, realizado no Maracanãzinho. Assim que voltou ao ar, no dia 24 de outubro, o humorístico ironizou o evento apresentando o Festival Especial Número 98537, com as participações de “Caetano Piloso”, “Os Montainte”, “Nora Di Leão” e “Maria Botânica”. Durante o programa foi entregue o Prêmio Galho de Ouro, no qual a dupla “Cibalena e Cinaron” cantou a música “Sabiá”, de “Pão Jobim” e “Chico Barraco de Luanda”.
Fonte: memoria Globo.

Nenhum comentário: