terça-feira, 19 de agosto de 2008

Era uma vez na tv catipão aza

O Capitão AZA foi criado em Setembro de 1966 durante a ditadura militar, servindo como homenagem a um falecido herói da FAB que lutou na Segunda Guerra Mundial chamado Azambuja, e que era conhecido como AZA entre os aviadores.O Capitão AZA, com seu uniforme aeronáutico e o famoso capacete de piloto com o "A" com duas asas, era interpretado por Wilson Viana, e foi criado para vencer o programa concorrente da Rede Globo, Capitão Furacão, tendo conseguido o objetivo ao liderar a audiência junto dos mais jovens.... Alô, alô Sumaré! Alô, alô Embratel! Alô, alô Intelsat 4! Alô, alô criançada do meu Brasil!, aqui quem fala é o Capitão Aza, comandante e chefe das forças armadas infantis deste Brasil
Assim começava o programa do Capitão AZA, sucesso da antiga TV Tupi que esteve no ar durante 14 anos, e que faz parte da memória dos que foram crianças nessa época.
O Capitão Aza trazia somente bons conselhos como estudar, respeitar os mais velhos, compartilhar da amizade, carinho e amor das pessoas. Sempre que possível e principalmente nos finais de semana, o Cap. Aza levava as crianças a passeios turísticos promovidos pela TV Tupi junto com a Riotur e Casas Sendas levando a sua messagem de amor e carinho aos seus pequenos fãs. O teor politicamente correto de sua conduta como ídolo de toda uma geração, o fez ter um espaço eterno no coração de seus fãs que não o esquecem até hoje.
São os filhos da "geração Capitão Aza". O Capitão Aza dava a oportunidade aos pequeninos de se tornarem artistas através da "Mini Change" onde eles eram julgados por um Júri. Os Melhores ganhavam cadernetas de poupança e outros prêmios.
Talvez o Capitão Aza seja o único animador infantil que travava um contato direto com seu público. Durante os 13 anos que esteve a frente do programa, Wilson Vianna visitou aproximadamente 100 escolas por ano. Em suas visitas sempre se fazia acompanhar de um guarda PM, um marinheiro, um bombeiro e um ex-oficial da FEB, levando a sua mensagem de civísmo aos pequenos baixinhos.
Apesar do visual de militar, o Capitão Aza não foi usado pelo governo militar e nem pela esquerda da época. A sua mensagem era de um mundo melhor de amizade e compreensão entre as pessoas.O programa era apresentado de segunda a sexta feira.
Teve diversas fases e duração
Chegou a ter 4 horas de duração e por fim já em 1979 tinha 1h e 15 minutos. No princípio era apresentado de dentro de um pequeno avião. Já nos anos 70] ganhou um novo cenário (mais futurista) lembrando uma nave espacial. Em 1974 ganhou mais um cenário. Com o advento da tv em cores o Capitão Aza teve de se adaptar a nova tecnologia e pintou seu capacete até então branco, da cor abóbora para ficar talvez mais visível no espaço de seu cenário. Os efeitos eram elaborados pelo técnico J Reis.
Entre suas principais atrações do programa estavam os desenhos dos heróis Marvel: Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem Aranha e Namor. também houve espaço no horário para as séries de "Supermarionation" tais como, Thunderbirds, Capitão Escarlate, Joe 90 e Stingray. Outros desenhos apresentados em seu programa foram os desenhos da Turma da Pantera Cor de Rosa, Grump, O Feiticeiro Trapalhão, Anjo do Espaço, Super Robin Hood, Mr. Maggo, Esper: o Garoto a Jato, Vingadores do Espaço, Robô Gigante, Jerry Lewis (desenho) King Kong (desenho), Brasinhas do Espaço entre tantas outras.Em 1975 o Clube do Cap. Aza apresentou a série Batman com Adam West pela primeira vez a cores. também em 1975 foi resgatado o desenho Speed Racer que tinha sido exibido na GLOBO do Rio em 72/73 e como a Tv Globo ainda não era Rede nacional, não teve tanta repercussão.
Quando exibido na TUPI dentro do programa do Capitão Aza, o desenho alcançou o sucesso nacional e comparado tão e somente a Cavaleiros do Zodíaco anos mais tarde.Outra série que marcou época foi "O Regresso de Ultraman" exibida pela primeira vez em 1975 e em cores.Os filmes e desenhos apresentados eram previamente selecionados pelo próprio Capitão AZA.
1979, depois de 10 meses sem pagamento, Wilson Viana apresentou o último Capitão AZA, dizendo como despedida que teria de patir pra uma missão do espaço.
Wilson Viana morreu em 2003 mas o capitão aza deixou muntas saudades .

Nenhum comentário: