quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília faz 50 anos

Hoje a nossa capital do Brasil faz 50 anos, em 30 de agosto de 1883, Dom Bosco (santo italiano, nascido em 1815 e fundador da Ordem dos Salesianos) teve um de seus famosos sonhos. Alguns trechos do que ele relatou: Entre os paralelos de 15º e 20º havia uma depressão bastante larga e comprida, partindo de um ponto onde se formava um lago. Então, repetidamente, uma voz assim falou: "...quando vierem escavar as minas ocultas, no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Será uma riqueza inconcebível..."
Mas a mudança da capital desse do imperio em 1823 quando  José Bonifácio apresenta projeto para mudança da capital e sugere o nome "Brasília" para a nova cidade.
Veio a repubica e em 1892 Nomeação da Comissão Exploradora do Planalto Central  a Missão Cruls, que dois anos depois demarca uma área de 14.400 km2 considerada adequada para a futura capital. Esta área ficou conhecida como o "Quadrilátero Cruls
No dia 7 de sentenbro de 1922 Colocada a pedra fundamental "da futura Capital Federal dos Estados Unidos do Brasil", perto da cidade de Planaltina, no perímetro do atual Distrito Federal.
Em 4 de abril de 1955 Em um comício na pequena cidade de Jataí - GO, o candidato à presidência da república Juscelino Kubitschek, respondendo à pergunta de um eleitor, faz a promessa de que, se eleito, irá transferir a capital para o Planalto Central
Iniciam-se as obras de construção da residência presidencial provisória, o futuro Catetinho, que será concluído em 31/10/56.
O projeto de Lúcio Costa foi escolhido vencedor .
 Observe-se que, nesta data, construções como a do primeiro aeroporto e a do Palácio do Alvorada já haviam sido iniciadas. Ou seja, a construção de Brasília se inicia em 56; a construção do Plano Piloto, já seguindo o projeto de Lúcio Costa, é que se inicia em 57.
Brasília é inaugurada. As festividades da inauguração já haviam se iniciado às 16h do dia 20 de abril. Às 9:30h do dia 21/04, os Três Poderes da República se instalaram simultaneamente em Brasília.
É amigos esta cidade é munto linda e eu quer dar parabens a Brasília pelos 50 anos.
PARABENS BRASÍLIA!!!!!!

Nenhum comentário: