sexta-feira, 30 de abril de 2010

Era uma vez na tv (Locomotivas- 1977)

Locomotivas foi um grande sucesso da Rede globo em 1977 no horario das 19 horas, ficou no ar entre 1 de março a 12 de setembro de 1977 de Cassiano Gabus Mendes e  dirigida por Régis Cardoso foi a 1 novela em cores no horario da 19 horas.
A ex-vedete Kiki Blanche (Eva todor), seu salão de beleza, sua filha Milena e os filhos adotivos - Paulo (João Carlos Barroso) , Renata  (Thaís de Andrade) , Fernanda  ( Lucélia Santos) e a pequena Regina  ( Gisela Rocha )    - conduzem a história de encontros, desencontros e namoricos. A situação complica-se quando Fernanda apaixona-se por Fábio,(Walmor Chagas)  o mesmo homem que Milena ama. O clímax da história ocorre quando Milena    (Aracy Balabanian )  revela-se mãe de Fernanda.

É também a narração dos problemas de Netinho (Dênis Carvalho)  , que não percebe o amor altruísta da vizinha solteirona, Celeste  (Ilka Soares) , e não consegue se libertar do cerco armado pela mãe dele, Margarida ( Miriam Pires) , que não aceita seu relacionamento com a jovem Patrícia,  (Elizângela)    filha do rico empresário Sérgio Mello  ( Rogério Fróes ) .
 Em outro núcleo estão o português Machadinho ( Tony Correia),  e seu namoro com Graci  ( Maria Cristina Nunes , abalado pelas intrigas da falsa amiga Lurdinha (Teresa Sodré)
Lucélia Santos a menos de um mês do término de Escrava Isaura surpreendeu o público e a crítica especializada com o salto de uma personagem submissa (Isaura) para uma bastante rebelde(Fernanda)Reconhecendo os índices imbatíveis de audiência da novela, a Tupi publicou nos jornais de 14 de agosto de 1977 um anúncio surpreendente:


A Rede Tupi mudou a novela Éramos Seis para as sete e meia da noite.Assim você não perde as Locomotivas. Éramos Seis era a concorrente de Locomotivas no horário.
Guiando um carro numa gravação do capítulo 36, a atriz Célia Biar atropelou de verdade sua colega Ilka Soares.Era a terceira tentativa,e nem é preciso dizer que a cena ficou perfeita,indo ao ar em 9 de abril de 1977.O acidente, sem gravidade, apressou a contratação de dublês para cenas perigosas.


A mochila usada pela personagem de Lucélia Santos e os penteados das atrizes viraram moda durante os meses em que a novela ficou no ar.
A novela foi reprisada as 13h30 entre 17/01 e 19 de setembro de 1978.


E também as 18h entre 17 de novembro de 1986 e 14 de fevereiro de 1987,

E num compacto de uma hora e meia em 25 de março de 1980,como atração do Festival 15 anos com apresentação de Eva Todor
Tambem estavam dessa novela os atores.
Eloísa Mafalda, Monah Delacy, Célia Biar, Hélio Souto, Pedro Aguinaga,
Josephine Helènne, Isaac Bardavid, Lady Francisco,Roberto Pirillo,Oswaldo Louzada, Carmem Silva entre outros.


Nenhum comentário: