quinta-feira, 16 de abril de 2009

Era uma vez na tv ( 22-2000 Cidade Aberta 1965 a 1966)


Amigos hoje vamos voltar a inicio da tv globo com das primerias series da globo 22-2000 Cidade Aberta.
Exibida aos domingos , o seriado estreou no dia 27 de abril de 1965 e durou até 28 de agosto de 1966.
seriado conta as aventuras de Márcio Moura ( Jardel Filho ), um veterano repórter policial do jornal O Globo que investiga crimes cometidos. Ele sempre conta com a ajuda do jovem foca ( no jargão jornalístico, significa profissional iniciante ) Carlinhos ( Cláudio Cavalcanti ), e de vez em quando entra em conflito com o editor de O Globo ( Antônio Petrin ). A dupla de repórteres muitas vezes tinha que disputar os casos com o delegado ( Fregolente ).
Nessa época, o número que integrava o título da série, 22-2000, era uma referência ao telefone do jornal O Globo. Cada história contava um enredo completo.
"O Rapto de Miss Brasil" e "O Roubo da Coroa Imperial", como os títulos indicam, eram referências aos mistérios a serem desvendados pelos repórteres.
O primeiro episódio "30 Moedas", teve como atores convidados Jece Valadão e Vera Vianna. Elizabeth Gasper participou do episódio "O Assassino", e Sônia Dutraatuou em "A Isca", os dois exibidos em maio do ano de estréia.
Em 1966, ano em que a série foi encerrada, as aventuras do repórter Márcio Moura se adaptaram para os gibis da Rio Gráfica Editora, através do roteirista e desenhista de suas histórias Edmundo Rodrigues, o mesmo que, nos anos de 1950, havia desenhado as histórias da série Jerônimo, o Herói do Sertão, famoso seriado transmitido pela Rádio Nacional.
Em 1969, quatro anos depois do fim de 22-2000 Cidade Aberta, o repórter Márcio Moura ganhou um longa-metragem A um Pulo da Morte, com direção de Victor Lima.
Era uma co-produção da tv Globo e da Herbert Richers e patrocinada pela Shell.

Nenhum comentário: