terça-feira, 10 de agosto de 2010

Era uma vez na tv (A gata de vison 1968 a 1969)


A Chicago nos anos 20 era o cenario da novela "A gata de vison", produzida pela Rede Globo e exibida de 26 de junho de 1968 a 6 de janeiro de 1969 .
No Rio, era apresentada às 21h30, mas em São Paulo ia ao ar às 20h. Na direção dos 169 capítulos estiveram os diretores Daniel Filho, Fabio Sabag e Walter Campos.
A história  se passava na Chicago de 1920, uma cidade violenta dominada pelos gângsters, onde Meggy Parker (Yoná Magalhães) se apaixonava pelo mafioso Gino Falconi (Geraldo Del Rey).
 Os conflitos da trama surgiram quando a personagem principal passou a se sentir atraída pelo detetive Bob Fergunson (Tarcísio Meira) e teve que decidir entre os dois amores.
 O grande vilão da história era, na verdade, um menino chamado Sebastian, que foi interpretado pelo diretor da novela Fabio Sabag.
 Aliás, o inesquecível ator deu um show de interpretação nessa novela.

Os figurinos de A Gata de Vison foram assinados por Arlindo Rodrigues.
 Na época, a troca dos pares famosos (Tarcísio Meira e Glória Menezes; Carlos Alberto e Yoná Magalhães), com a exibição simultânea da novela "Passo dos Ventos", estrelada por Glória Menezes e Carlos Alberto, não foi bem aceita pelos telespectadores.
As várias mudanças na personalidade do detetive Bob Fergunson fizeram com que o ator Tarcísio Meira pedisse afastamento da novela.
A autora decidiu, então, matar o personagem. Mas o ator Tarcísio Meira se negou a gravar a cena da morte do detetive. Essa é a versão oficial, mas a versão não oficial é outra. Constam de vários livros, sobre esse período, que Dona Magadan teria se apaixonado pelo ator Geraldo Del Rey e, por isso, aumentado a sua participação na trama, o que teria desagradado o ator Tarcísio Meira, com toda a razão.
Aliás, Glória tinha fama de se envolver com os atores de suas obras. Ficam as duas versões, você decide.
Então, ele partia num trem e nunca mais aparecia, claro!
Mas a nota triste dessa novela foi a morte do ator Celso Marques, que vivia na trama o vilão Comprido, morreu durante as gravações em um acidente de automóvel ocorrido na Avenida Rio Branco esquina com Rua da Assembléia, no centro do Rio de Janeiro. O acidente ocorreu em 16 de setembro de 1968, dois dias antes de Celso completar 26 anos.
Tambem estavam nessa novela os atores: Jaime Barcelos, Karin Rodrigues, Milton Rodrigues, e José Augusto Branco.

Nenhum comentário: