terça-feira, 24 de agosto de 2010

Era uma vez na tv (Planeta dos Homens 1976 a 1982)


 As noites de segunda o Brasil parava para ver o Planeta dos Homens, exbida entre 1976 a 1982 as 21 horas na Rede Globo, teve Textos de Jô Soares, Max Nunes, Hilton Marques, Haroldo Barbosa, Afonso Brandão, Luis Fernando Veríssimo, Redi, Sérgio Rabello, Alfredo Camargo e J. Rui e direção de Paulo Araújo.
Na tenporada de 1977 com esquetes um pouco mais longos, cada um com dez minutos em média. A sátira política passou a fazer parte  para o sucesso do programa mesno com a censura na epoca.
Entre o brobões famosos do programa foi o quando Kika e Xuxu vividos pelos atores Clarice Piovesan e Stênio Garcia com a frase "Xuxu agpaga a luz" fez tanto sucesso que viram um programa proprio em 1978.
Outro brodão famoso foi  o "vá para casa Padilha"  e o profesor de Mitologia vivido por Agildo Ribeiro qual possuía um mordomo ao qual insultava chamando de "múmia paralítica" e de outros impropérios toda vez que ele tocava uma sineta. Isso acontecia quando o professor frequentemente desviava-se dos temas das suas aulas e passava a suspirar pela atriz Bruna Lombardi, ou então fazia alguma piada em analogia à situação política do Brasil.
E com aquela frase "Para com essa campainha sua múmia paralítica e fez munto sucesso.

Os macacos que apareciam no programa eram feitos por Orival Pessini, com máscaras especiais de sua propriedade. Esse ator depois continuaria seu trabalho com novos personagens e outras máscaras, em outros programas humorísticos e infantis, sendo desses os mais famosos o "Pátropi" e o "Fofão".

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Ir para: navegação, pesquisa

Planeta dos Homens foi um programa humorístico produzido pela Rede Globo e exibido semanalmente de 1976 a 1982[carece de fontes?], às 21h. Textos de Jô Soares, Max Nunes, Hilton Marques, Haroldo Barbosa, Afonso Brandão, Luis Fernando Veríssimo, Redi, Sérgio Rabello, Alfredo Camargo e J. Rui e direção de Paulo Araújo. Ia ao ar às segundas-feiras. Os macacos que apareciam no programa eram feitos por Orival Pessini, com máscaras especiais de sua propriedade. Esse ator depois continuaria seu trabalho com novos personagens e outras máscaras, em outros programas humorísticos e infantis, sendo desses os mais famosos o "Pátropi" e o "Fofão".
A abertura de Planeta dos Homens tornou-se clássica, mostrando uma bela mulher saindo de uma banana vivido pela artiz Wilma Dias  quando um macaco a abria. Inicialmente, ela aparecia de biquíni, mas a censura da ditadura militar fez a abertura ser refeita com um comportado maiô.
O diretor Paulo Araújo é conhecido do público por suas participações em novelas de sucesso como Irmãos Coragem e O Homem que Deve Morrer (ambas de Janete Clair) e, principalmente, por causa do seriado A Grande Família, no qual interpretou Agostinho, o genro.
Na Tenporada de 1982 o porgrama era exbido as Domingos as 18 horas
Tamben estavam no programa os atores: Luís Carlos Miele, Paulo Silvino, Milton Carneiro, Berta Loran ,Sônia Mamede, Bia Nunnes, Eliezer Motta, Alcione Mazzeo entre outros.







































Nenhum comentário: