sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cidades do estado do Rio de Janeiro (Nova Friburgo)

Conhecido como a Suiça Brasileira a cidade de Nova Friburgo esta linda cidade da região serrana do estado do Rio de Janeiro recebe muitos turistas que vai vistar esta cidade.
Sua população estimada no dia 1 de Agosto de 2010, de acordo com o Censo do IBGE era de 182.016 habitantes.
As principais atividades econômicas são baseadas em: indústria de moda íntima, olericultura, caprinocultura e indústria (têxteis vestuário, metalúrgicas e turismo). É a segunda maior cidade da região atrás apenas de Petrópolis e a principal cidade de uma região que compreende cerca de 12 municípios do centro norte Fluminense, tendo influência em várias cidades da zona da mata mineira. É também a cidade mais fria do estado.
Nova Friburgo foi inicialmente colonizada por 261 famílias suíças entre 1819-1820, totalizando 1.682 imigrantes. O município foi batizado pelos suíços ganhando o nome de "Nova Friburgo" em homenagem à cidade de onde partiu a maioria das famílias suíças, Fribourg (Friburgo em português, Fribourg em francês, Freiburg em alemão), no Cantão de Fribourg. É também o primeiro município no Brasil colonizado por alemães, tendo estes imigrantes, ao todo 332, chegado à cidade em 3 e 4 de maio de 1824, dois meses antes de São Leopoldo (Rio Grande do Sul).
Em 16 de maio de 1818 o Rei D. João VI, sentindo a necessidade de uma colonização planejada, a fim de promover e dilatar a civilização do Reino do Brasil, baixou um Decreto que autorizou o agente do Cantão de Friburgo, na Suíça, Sebastião Nicolau Gachet, a estabelecer uma colônia de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no Distrito de Cantagalo, localidade de clima e características naturais idênticas às de seu país de origem.

Foi nomeado inspetor da projetada colônia o monsenhor Pedro Machado de Miranda Malheiros, que, de imediato, tratou da aquisição dos terrenos necessários à dita empresa; adquiriu duas datas de terra com meia légua de testada cada uma, pertencentes a Manuel de Sousa Barros e a José Antônio Ferreira Guimarães, e também a sesmaria chamada Morro Queimado, que pertencera a Lourenço Correia Dias, na qual, mercê de seu clima ameno e da sua situação topográfica, foi instalada a sede da colônia que tomou o nome de Nova Friburgo. Entre 1819 e 1820 chegavam a Nova Friburgo 261 famílias de colonos suíços, 161 a mais do que havia sido combinado nos contratos, formando-se assim o núcleo inicial da povoação. Sabendo o quão promissora era a cooperação desses estrangeiros para com a nova pátria, o Governo Real subscreveu, a 3 de janeiro de 1820, um Alvará elevando Nova Friburgo à categoria de vila, desmembrando para isso suas terras das de Cantagalo.
 Após a proclamação da Independência do Brasil (1822), o Governo Imperial enviou o Major George Antônio Scheffer à Alemanha a fim de ali contratar a vinda de imigrantes para as colônias de Leopoldina e Frankenthal estabelecidas na então Província da Bahia desde 1816, às margens dos rios Caravelas e Viçosa. Por motivos ignorados esses colonos acabaram sendo enviados a Nova Friburgo, onde chegaram a 3 e 4 de maio de 1824; eram 80 famílias - encabeçadas pelo pastor Frederico Sauerbronn - que foram carinhosamente recebidas por Monsenhor Miranda, então readmitido no cargo de inspetor, do qual se exonerara.

Esse sistema especial de administração da colônia por intermédio de um Inspetor designado pelo Governo Imperial vigorou até 1831; a partir desse ano a jurisdição passou a ser superintendida pela Câmara da Freguesia, a exemplo das outras vilas brasileiras.

Finalmente, a 8 de janeiro de 1890, Nova Friburgo foi elevada à categoria de cidade, tendo sua população aumentado com a chegada de imigrantes italianos, portugueses e sírios.

Com a melhoria dos meios de comunicação com as cidades do Rio de Janeiro e Niterói por rodovias pavimentadas, a indústria de turismo incorporou-se às demais fontes de renda da municipalidade. Paralelamente, mantém-se o comércio local, uma das fontes de economia da comunidade.
Mas o momento mais triste da cidade foi das chuvas de Janeiro de 2011 que matou mais que 400 pessoas, mas com força de vontade de ajudar o o povo de Friburgo a voltar a ser feliz.
Mas cidade tambem tem pontos bonitos como o distrito de Lumiar  que tem uma linda mata atlântica. Entre rios, árvores gigantescas, palmeiras, cipós e delicados arbustos, florescem orquídeas e bromélias  vale a pena ir amigos.
Pra feichar amigos eventos é que não falta em Friburgo.
Criada em 1992 pelo ex-prefeito Paulo Azevedo, a Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima,é realizada no Nova Friburgo Country Clube. Considerada a maior feira de moda intima da América Latina e recebe compradores de todas as regiões brasileiras, aí incluídos os representantes das maiores redes de magazine e lojas de departamentos do Brasil e do exterior.
Festival de Queijos e Vinhos: anualmente realizado no Nova Friburgo Coutry Clube,o Festival do Vinho já é festa tradicional na região e atrai muitos turistas interessados em muita música e saborosos queijos e vinhos.
Festival de Inverno: com iniciativa do ex-prefeito Paulo Azevedo no ano de 1998, foi realizado o primeiro Festival de Inverno no Nova Friburgo Country Clube.
 A partir de 2001 passou a ser realizado pelo SESC Rio com apoio do Sistema Fecomércio RJ, acontece de 17 de julho a 3 de agosto com Shows musicais de diversos gêneros, espetáculos teatrais e de dança, concertos eruditos e clássicos, mostras de cinema, literatura e atividades culturais diversas estão no programa do festival.
E os Jogos Florais de Nova Friburgo acontecem há 50 anos, sendo os primeiros jogos florais do Brasil. Desde a data de sua criação, a cidade de Nova Friburgo realiza ininterruptamente os Jogos Florais, um movimento que envolve toda a comunidade.
Foi munto falar dessa cidade e torcer que volte a ser sempre a cidade de Nova Friburgo a "Suiça Brasileira".


































 

Nenhum comentário: