terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tv Saudade (Balão Magico 1983 a 1986)

Amigos este blog volta a ser criança e vamos noa falar de um programa que fez munto sucesso nas manhãs da Globo nona anos 80.
O programa balão magico que era       apresentado pelos membros do grupo musical infantil  Turma do Balão Mágico entre 1983 e 1986. Teve como primeira diretora Rose Nogueira. 
Com cerca de uma hora de duração,  o programa misturava números musicais     sorteios e desenhos animados. Algumas pequenas histórias eram usadas como gancho para a apresentação de desenhos e dramatizações.
No início, era comandado por dois apresentadores: Simony, com seis anos na época, e Fofão, um misto de homem, cachorro e ser intergaláctico, interpretado pelo artista plástico Orival Pessini. Inicialmente, Fofão não falava, e a doce Simony traduzia os sons que seu inseparável companheiro emitia. 
Ainda em 1983, poucos meses depois da estréia, Balão mágico sofreu algumas mudanças: o texto ficou sob responsabilidade de Gabriel Mendes, com direção de Edi Newton, coordenação de Geraldo José Gurjão e supervisão de Nilton Travesso. Além disso, o programa ganhou mais meia hora na programação da emissora, passando a ser exibido também aos sábados. Nessa fase, Simony sempre aparecia em cena envolvida com as lições da escola, enquanto Fofão, sentindo falta de brincar com a companheira, procurava um novo amigo para dividir seu tempo. Foi então que entrou para a turma do Balão mágico o Fofinho, boneco de pano confeccionado por Fofão, idealizado por Orival Pessini e interpretado por Tob, integrante do grupo musical Turma do Balão Mágico – criado em 1982 e do qual Simony fazia parte. Mike, outro integrante do grupo infantil, também participava da atração.
- Em setembro de 1983, Castrinho estreou no Balão mágico com o personagem Cascatinha, lançado no humorístico Chico city (1973), um menino dentuço e barrigudo. Um ano depois, também passou a integrar o programa a menina Luciana, de quatro anos, que inicialmente substituiu Simony durante suas férias e depois começou a comandar a atração ao lado dela. Ainda nesse mesmo ano, Balão mágico ganhou mais uma hora de duração. As brincadeiras e sorteios foram mantidos, e uma nova abertura foi gravada num sítio em São Pedro, São Paulo. A nova abertura do programa contava com a participação de Simony, Luciana, Castrinho, Fofão e o Saci do Sítio do picapau amarelo (1977).

Em 1984, Balão mágico ganhou novos cenários. Para criar e conceber o novo espaço do infantil, o cenógrafo Jean Philippe Therène se inspirou em antigas ilustrações de livros de histórias infantis. Ele projetou um cenário de 15m de comprimento, onde a trupe do Balão mágico passou a percorrer um gramado com flores, casinhas de abelhas, cachoeira, riachos e montanhas. O fiel balão azul continuava em cena, sempre pronto para subir. Além das brincadeiras habituais, Simony, Fofão e Fofinho passaram a dar  dicas de mágicas, crochê e atividades artesanais.
- Em 1985, depois de dois anos afastado da televisão, o ator Ferrugem voltou às telas interpretando o boneco Halleyfante, ou simplesmente Fante, um robô que brincava ao lado de Fofão, Simony, Tob, Mike e Jairzinho, que também entrou para o Balão mágico naquele ano. O personagem Fante foi criado pelo publicitário Marcelo Diniz e sua principal missão no programa era defender a ecologia. Ele foi elaborado em função da passagem do cometa Halley pela órbita da Terra. 

Nos últimos meses de exibição do programa, enquanto Xou da Xuxa estava em fase de produção, Balão mágico foi apresentado apenas por Cascatinha e Jairzinho, com texto de Wilson Rocha.         

  A atração saiu no ar em 1986 dando lugar ao Xou da Xuxa.

 

Nenhum comentário: