sábado, 15 de outubro de 2011

Tv saudade ( Câmara indiscreta 1965 a 1967)

Quem foi que disse que a atuais pegadinhas eram só no anos 80 e 90? em 1965 a Tv Globo fez este programa que o avô do topa tudo do dinhero e outro programas do gênero, o Câmara indiscreta que era   apresentado por Renato Consorte, Gracinda Freire, Paulo Roberto e Augusto César Vannucci – era uma versão do Candid camera, humorístico de grande sucesso da televisão americana desde a década de 1940. O programa se baseava em uma idéia bastante simples: flagrar com câmaras ocultas a reação de pessoas anônimas diante de situações inesperadas e desconcertantes. Uma parte do material apresentado era da matriz americana, mas a maioria dos quadros eram produzidos pela própria TV Globo. 
A produção do programa pode ser considerada modesta mesmo para os padrões da época. Câmara indiscreta era feita apenas com uma Auricom – carregada de filme 16mm e camuflada dentro de uma Kombi com os vidros pintados de preto – e um pequeno elenco de atores dotados de criatividade e atrevimento.
Entre eles, Maria Tereza, Renato Consorte – um dos apresentadores do programa –, Armando Barroso – que também era produtor e cameraman – e o lendário Don Rossé Cavaca – pseudônimo do jornalista e humorista José Martins de Araújo Jr. 
Ao final de cada quadro – quando a locução do apresentador Augusto César Vannucci informava: “Sorria, você está no Câmara indiscreta!” – todos os participantes eram informados de que se tratava de uma brincadeira e de que teriam seus eventuais prejuízos ressarcidos.
No entanto, nem sempre isso bastava para acalmar a ira de alguns deles, que se recusavam a autorizar a exibição das imagens. 
Nesses casos, todo o trabalho era perdido.(na epoca era feita em filme de 16 mm)
o programa ficou por pouco tempo no ar. Em 1965, foi exibido aos sábados e domingos. No ano seguinte, passou para as noites de quarta e, nos últimos dois meses de exibição, foi ao ar também às sextas-feiras. (somente para o Rio de Janeiro)

Nenhum comentário: