sexta-feira, 12 de junho de 2009

Era uma vez na tv (O astro 1977)

Quem matou Salomão Hayalla ? o Brasil todo parou para ver mais um sucesso de Janete Clair em 1977 a 1978.O astro foi mais um sucesso da 20:00 pela rede globo com a direção Daniel Filho e Gonzaga Blota, tendo contado com 185 capítulos. Daniel Filho acumulou a direção geral.A novela começa em 1962, ano da conquista do bicampeonato mundial de futebol pelo Brasil, quando, na cidade de Guariba, Herculano Quintanilha é traído pelo companheiro de trapaças, Neco da Silva, que foge com o dinheiro angariado para a reforma da igreja do lugarejo com a conversa dos "arquitetos". Herculano é humilhado em praça pública e foge para o Rio de Janeiro, deixando a mulher, Doralice, e o filho pequeno Alan, prometendo vir buscá-los um dia.A história, então, começa a se passar no ano de 1974, doze anos depois, quando Herculano trabalha numa churrascaria, fazendo apresentações na pele de um tarólogo, astrólogo, cartomante, quiromante e assemelhados. Numa de suas apresentações, reconhece entre os clientes o amigo traidor, Neco, de quem novamente se aproxima, porém cheio de mágoa e à espera de uma oportunidade para se vingar.Esta novela teve o primero nu na tv que Márcio (Tony ramos) birga com o pai Salomão Hayalla(Dionísio Azevedo) imita o gesto de são Francisco de Assis que foi umas das cenas mais belas na nossa teledramaturgia brasileira.No capítulo 42, dá-se a notícia:Salomão Hayalla está morto, seu carro fora encontrado em destroços no Alto da Boa Vista. Depois, descobre-se que, na verdade, ele havia morrido antes, misteriosamente assassinado, e o criminoso planejou tudo para que parecesse um acidente. Márcio então cumpre os desejos do pai, com remorso:assume a direção das empresas, tendo Herculano como braço direito, e se casa com Jose, com Lili sendo afastada dele por uma trama de Clô, a qual acaba fazendo a moça passar algum tempo na cadeia. Enquanto Herculano galga cada vez mais rápido postos na hierarquia das empresas dos Hayalla, corre a investigação em torno da morte do patriarca. Márcio segue apaixonado por Lili, dividida entre ficar com ele ou casar com Natal. Jose é infeliz no casamento, e o filho de Herculano, Alan, vai morar com o pai no Rio de Janeiro.Herculano, valendo-se de sua alta posição nas empresas, trai a confiança de Márcio e ganha muito dinheiro em transações escusas. O crime do passado em Guariba e os expedientes atuais são descobertos por Samir (empenhado graças ao despeito por Amanda tê-lo trocado pelo "professor"), e Herculano foge.
Jose morre e Márcio pode, enfim, viver ao lado da amada e do filho, Chiquinho.
É descoberto o assassino do milionário:Felipe Cerqueira, jovem com problemas com entorpecentes amante de Clô, o qual agira com a cumplicidade do amigo cabeleireiro Henri. Amanda vai ao encontro de Herculano, num país da América Central onde ele exerce função de confiança junto ao velho presidente. À chegada da mulher, Herculano fica muito feliz, mas, a um chamado do presidente, sai, dizendo não demorar. Sozinha, Amanda compreende que o poder é o que de fato importa ao homem a quem ama, voltando ao Brasil e preferindo para sempre perdê-lo.
No elenco desse sucesso estavam.
Francisco Cuoco - Herculano Quintanilha, Dina Sfat - Amanda Mello Assumpção, Tony Ramos - Márcio Hayalla , Elizabeth Savalla - Lili (Lilian Paranhos), Dionísio Azevedo - Salomão Hayalla , Edwin Luisi - Felipe Cerqueira , Rubens de Falco - Samir Hayalla, entre outros.
Esta novela ficou na saudade e tambem mais um sucesso dessa grande novelista brasileira que se chamava Janete clair a nossa senhora das oito.

Nenhum comentário: