terça-feira, 16 de junho de 2009

Era uma vez na tv ( "Veu de novia" 1969)




A globo estava querendo mudar as suas novelas, com a demisão de Gloria Margadan e tambem a perda de audiencia para inovadora novela Beto Rockfeller na tv tupi a globo sentiu que estava a hora de mudar.
Em vez de massoras, castelos da senhora Margadan entrava carros de corrida mansão e casa de campo em Petropolis, era 1969.
E por isso Janete Clair escreveu este grande sucesso "Veu de Novia"
A novela verdade que era chamava a novela, produzida e exibida pela Rede Globo entre 10 de novembro de 1969 e 27 de julho de 1970. Foi escrita por Janete Clair, dirigida por Daniel Filho e teve 221 capítulos.
Foi produzida em preto-e-branco.Relata a história de Andréa, uma jovem humilde, que desfaz o noivado no dia do casamento, ao descobrir que seu noivo Luciano ama sua irmã Flor. Andréa encontra então o verdadeiro amor no corredor de automóveis Marcelo Monteserrat. Flor tem um filho e o entrega a Andréa para que ela o crie. Mais tarde,impossibilitada de engravidar novamente, quer o filho de volta. Tem início então a disputa das duas irmãs pela guarda da criança.
Véu de noiva marca a estréia de Regina Duarte na TV Globo. É inspirada na radionovela escrita pela própria Janete Clair para a Rádio Nacional, que por sua vez se inspirou em um anúncio de jornal, onde um véu de noiva era oferecida para venda.
A telenovela explodiu em todo o país, inovando ao mostrar as belezas naturais do Rio de Janeiro e lugares da moda, como bares e boates da cidade. Os diálogos curtos e a linguagem coloquial fez despertar o interesse do público jovem. Foi a primeira novela da TV Globo a ter sua trilha sonora lançada comercialmente. Por volta do 30º capítulo, Geraldo Del Rey decidiu sair da novela, pois havia recebido convite para trabalhar na TV Tupi.
Para resolver o problema, Janete Clair iniciou a longa série de assassinatos das telenovelas, surgindo o famoso brodão: "Quem matou ....?" (no caso, "Quem matou Luciano?").
A disputa pela guarda da criança mobilizou o país, então Daniel Filho teve a idéia de realizar um julgamento de verdade em cena. Para isso convidou o juiz Eliézer Rosa e um júri de pessoas comuns. O destino da criança foi parar nas mãos do juiz e ninguém, nem mesmo o diretor, sabiam por antecipação qual seria o resultado. Para não perder a emoção, o julgamento foi gravado direto, sem ensaio, e a emoção e tensão das atrizes era totalmente real.
A mãe adotiva saiu vitoriosa.
Fatos:- Rita, matou Luciano porque ele tinha trazido desgraça para suas duas filhas, Andréa e Flor.- Luciano era noivo de Andréa e engravida Flor. Depois se descobre apaixonado por Andréa, quando ela já estava casada com Marcelo.-
Luciano, ao encontrar Andréa sozinha em outra cidade e Flor dando a luz e renegando o filho (assumido por Andréa), não nega para Marcelo que o filho é dele com Andréa.- A cicatriz no rosto de Andréa é resultado de um acidente provocado por Luciano, e dona Rita, mãe de Andréa, com raiva do ex-futuro genro, aparece no apartamento dele para exigir uma explicação, mas não agüenta e acaba atirando.- A mãe de Renato, Roberta, tia de Andréa era casada com Eugênio Montserrat, homem muito rico.
Helena, rival de Roberta, decide ficar com Eugênio a qualquer custo, e mata Roberta, que estava grávida. A criança se salva, e Helena se casa com Eugênio, onde eles tem um filho, Marcelo Montserrat.- Rita, irmã de Roberta, é casada com Felício e tem duas filhas, Flor e Andréa. Andréa é a cara da tia Roberta, assassinada por Helena, com exceção dos cabelos, já que Roberta era loura. Helena dificulta o romance de Marcelo e Andréa, pois sabe que ela é sobrinha da mulher que matou, e Andréa passa a usar a semelhança com Roberta a seu favor. Emprega-se na casa dos Monserrat como enfermeira de Tia Cora, e, usando uma peruca loura, provoca o caos na vida de Helena, chegando a deixa-la louca, pois Helena passa a acreditar que Roberta voltou para assombrá-la.- A vinheta do "estamos apresentando": era uma roda de carro de corrida que girava sobrepondo-se a última cena apresentada.
- A abertura de Véu de Noiva era composta por uma bandeira de corrida, onde aparecia o nome dos atores. Era patrocinada pelo leite de magnésia “Philips”. Ao terminar o capítulo, entrava uma cena de corrida de automóveis e um vidro imenso do leite de magnésia ao lado.
O tema de abertura era "Azimuth", do grupo Apolo VI, com autoria de Marcos Valle. Felício Madeira ( Gilberto Martinho ) em determinado capítulo desta novela é atropelado por uma kombi .Neste dia em que o capítulo foi ao ar , faltou luz em inúmeros bairros do Rio ,devido forte chuva ,acho .No dia seguinte o mesmo capítulo foi reapresentado .Meio surreal hoje ,não ? O piloto escocês de F1, Jackie Stewart, de passagem pelo Brasil, gravou uma participação especial
No elenco dessa novela estavam,
REGINA DUARTE - Andréa / Roberta / Maria Célia, CLÁUDIO MARZO - Marcelo Montserrat,
MYRIAN PÉRSIA - Flor, GERALDO DEL REY - Luciano, BETTY FARIA - Irene, ente outros.
Veu de novia foi a primera novela a rede globo ter a ter músicas especialmente compostas para sua trilha sonora, produzida por Nelson Motta. Um grande sucesso foi Teletema, interpretada pela cantora Regininha, e tambem a levar a globo a liderança em todo o Brasil.

Nenhum comentário: