terça-feira, 3 de novembro de 2009

Era uma vez na tv ("A Praça da Alegria")


Vamos falar de programa de humor que fez historia na nossa tv.
A praça da alegria
surgiu em 1957, na antiga TV Paulista (atual TV Globo), concebido por Manoel da Nóbrega. O autor se inspirou durante uma viagem à Argentina, quando, da janela do seu hotel em Buenos Aires, observava, diáriamente, um homem sentado num banco de praça conversando com diversas pessoas.
E lançou muntos atristas como Ronald Golias, Zilda Cardoso, Rony Rios (a eterna velha surda) enter outros.
A atração permaneceu no ar durante quatorze anos, vindo a ser exibida também pela TV Record.
Após o falecimento do seu criador, em 1976, a TV Globo resolveu retomar a produção do programa em 1977, em sua homenagem. Esta nova fase estreou no mesmo ano no dia 1 de maio, um domingo, às 17h30m.
Tendo sido mantido o primitivo cenário, o ator destacado como apresentador do programa foi Luiz Carlos Miéle. Do mesmo que Manoel na primitiva versão, Miéle chegava à praça, sentava-se no banco e tentava iniciar a leitura de um jornal ou de uma revista. De súbito, interrompendo-o, surgiam, de todos os lados da cena, os mais variados tipos, inspirados em caracteres populares em todo o Brasil.
O programa ficou um ano no ar.
Mas este programa ficou na saudade que o humor era mas sadio e alegre.
Atualmente o seu filho Carlos Alberto de Nóbrega  comanda  no SBT  "A Praça É Nossa" que entrou no ar em 1987 que é uma grande homemagem ao grande Manuel da Nóbrega

Nenhum comentário: