domingo, 1 de novembro de 2009

Era uma vez na tv ( "Sangue e Areia" 1967 a 1968)

A rede globo mais uma vez investiu em um novela de epoca nos anos 60, cobre mais um vez Janete Clair depois de salvar a novela  Anastácia, a Mulher sem Destino do fracaço fez esta sucesso "Sangue e Areia".
Esta novela ficou no ar  entre 18 de dezembro de 1967 e 25 de junho de 1968, às 20h. Baseada no romance homônimo de Vicente Blasco Ibañez, foi  dirigida por Daniel Filho e Régis Cardoso. Teve 135 capítulos.
Conta a ascensão, o apogeu e a queda de Juan Gallardo,  (Tarcísio Meira)  filho de um toureiro morto em arena que decidiu seguir os mesmos passos do pai, apesar da oposição da família.



À medida que sobe na carreira, abandona os amigos e divide-se entre o amor de duas mulheres:Pilar,  (Theresa Amayo )   a moça simples que sempre o amou, e Doña Sol, ( Glória Menezes)   aristocrata que representa um estágio mais elevado na sua vida, ela é uma mulher passional que fará de tudo para conquistar o amor do toureiro.
Esta foi a primera novela de Tarcisio Meira e Glória Menezes na rede globo de tbm foi a estreia de Daniel Filho na drieção.
Toda a novela fou gravada no  No terraço da Globo onde foi construída uma arquibancada, dando a impressão de que seria uma parte de uma praça de touros. Era uma arena espanhola com um público composto por 25 figurantes em cima de praticáveis que mediam 1,5 m x 3,5 m. As câmeras eram posicionadas de forma a esconder um edifício e montanhas atrás da sede da emissora. A produção utilizou filmes de touradas para inserir nas cenas. E, nas tomadas mais fechadas, onde se via Juan Gallardo duelando com um touro miúdo, na verdade é Tarcísio Meira enfrentando uma roda de bicicleta com chifres, guiada por Fernando José.


A abertura da novela tinha imagens de Tarcísio Meira e de um filme de tourada. Com o estúdio cheio de areia, o ator fazia os movimentos típicos de um toureiro, que depois eram colocados junto às touradas reais. No fim da abertura, uma rosa caía no chão e uma gota de sangue pingava por cima dela.
A unica nota triste que foi a útima novela do ator
Amilton Fernandes que no dia
dia 29 de janeiro de 1968, Amílton sofreu um acidente automobilístico na esquina da Rua São Francisco Xavier com Avenida Heitor Beltrão no bairro do Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro. Como era Hemofílico, o ator ficou internado por setenta dias passando por seis operações vindo a falecer posteriormente. Quando morreu Amílton vivia o vilão Dom Ricardo na novela .
O roteiro da novela teve que ser todo refeito e seu personagem desapareceu da trama.
Tambem estavam na novela os atores,  Cláudio Marzo, Myriam Pérsia, Ana Ariel, Arlete Salles, Carlos Eduardo Dolabella, entre outros.
O romance de Blasco Ibañez rendeu três versões para o cinema. A primeira, de 1922, é muda e tinha Rodolfo Valentino e Lila Lee como os protagonistas. A segunda tinha no elenco Tyrone Power. A terceira e última, produzida em 1989, com Christopher Rydell e Sharon Stone vivendo os protagonistas, se passava na atualidade.

Nenhum comentário: