domingo, 22 de novembro de 2009

Era vez no cinema brasileiro ( O Assalto ao Trem pagador 1962)

A partir de hoje este blog vai falar tambem do nosso cinema brasileiro para começar vamos falar de um filme que fez um grande sucesso em 1962 "O assalto ao trem pagador".
Dirigido por Roberto Farias. e baseado em fatos, o assalto ao trem de pagamentos da Central do Brasil ocorrido em 1960, no Rio de Janeiro. Enquanto a polícia chega a suspeitar de uma quadrilha de bandidos internacionais pela ousadia do plano, os assaltantes se misturam à realidade da pobreza e da violência brasileiras. É um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro.
Desaque desse filme foi o ator Eliezer Gomes que fez o papel do Tião Medonho este fime estavam tambem aos atores, Reginaldo Faria como Grilo Peru, Grande Otelo como Cachaça, Ruth de Souza como Judith, e mais Jorge Dória, Luíza Maranhão, Dirce Migliaccio, Helena Ignez enter outros.
Este filme ganhou varios Prêmios como,  Prêmio Saci 1962 de Melhor ator coadjuvante (Jorge Dória), Melhor atriz coadjuvante (Dirce Migliáccio) e Melhor Roteiro (Roberto Farias),  Prêmio Governador do Estado de São Paulo 1962, Melhor Roteiro (Roberto Farias), V Festival de Cinema de Curitiba 1962, Melhor atriz coadjuvante (Luíza Maranhão), Revelação (Eliezer Gomes), Festival de Cinema da Bahia 1962, Melhor Filme, Melhor Ator (Eliezer Gomes), Melhor atriz coadjuvante (Luíza Maranhão), Melhor Roteiro (Roberto Farias) entre outros e  Representou o Brasil no Festival de Veneza de 1962.

Um comentário:

Tânia Meneghelli disse...

Oi André! Antes de mais nada quero te agradecer por estar acompanhando meu blog. Aproveitei e visitei seu cantinho também. Adorei! Em relação a essa postagem, quero dizer que acho esses antigos filmes nacionais magníficos. Considerando as produções precárias da época, acho que esse pessoal conseguia tirar leite de pedra. Roteiros muito bem elaborados, interpretações impecáveis, enfim, tudo isso compensava extraordinariamente a falta de maiores recursos. Muito boa sua indicação. Beijoca!