quarta-feira, 9 de junho de 2010

Era uma vez na tv (A historia de Ana Raio e Zé Trovão 1990 a 1991)


Depois do sucesso de Pantanal a Manchete fez este grande sucesso "A historia de Ana Raio e Zé Trovão" escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar com a colaboração de Jandira Martini, idealizada e dirigida por Jayme Monjardim ficou no ar entre 12 de dezembro de 1990 a 13 de outubro de 1991 e teve 251 capitulos.
Ana de Nazaré     (Ingra Liberato) ainda criança, mora numa fazenda no Rio Grande do Sul com o pai e aos treze anos é estuprada por Canjerê  (Nelson Xavier)
 . Ana fica grávida e dá a luz a uma menina a quem dá o nome de Maria Lua, (Micaela Góes) e que acaba sendo raptada pelo pai.




Treze anos se passam e Ana de Nazaré transformou-se em Ana Raio, uma afamada peoa de uma companhia de rodeios que procura a filha que lhe foi tirada dos braços após o nascimento, enquanto corre o país com sua caravana. Ao lado de Ana está João Riso  (Giuseppe Oristânio) , apaixonado por ela e que faz de tudo para agradá-la e ajudá-la a encontrar a filha.



Um dia a caravana de Ana Raio cruza com outra caravana importante, a de Dolores Estrada   (Tamara Taxman) , cuja a maior atração é o peão Zé Trovão,(Almir Sater )  um rapaz que desconhece seu passado. Entre rodeios, feiras e viagens pelo Brasil, a história de amor entre Ana Raio e Zé Trovão se consolida.
Uma telenovela diferente, bonita, e com texto incomum. O elenco reuniu mais de cem intérpretes, entre atores e artistas do mundo circense.
Foi a primeira novela da atriz Helena Ranaldi.
As tramas iam surgindo ao longo das estradas brasileiras, sem uma temática predeterminada ou uma história definida antecipadamente. Mesmo porque as cenas eram gravadas basicamente em externas, em cidades e feiras cenográficas (não havia cenas em estúdio). Teve o mérito de exibir locações nacionais que nunca tinham sido exibidas nas telenovelas brasileiras.
Mas a crise da Manchete esta apenas começado en 1991


Foi reprisada em forma compacta de 29 de março a 31 de maio de 1993, em 92 capítulos, às 18 horas. e em 2010 o  SBT esta reprisando esta novela.
Tambem estavam nessa novela os atores.
Irving São Paulo, Gisela Reimann, Sérgio Britto, Andréa Cavalcanti, Ângela Leal, Gésio Amadeu , Giovanna Gold, José Dumont
 

Nenhum comentário: